Logout     (31) 983834909     atendimento@cosmeticosiris.com
  Conta
0
  Carrinho
0
22/12/2022

O pH cutâneo, saiba mais sobre o assunto

 

Fatos sobre o pH da pele que você provavelmente não sabia

 

Provavelmente você já ouviu muito sobre o famoso pH cutâneo, mas ainda é pouco difundido a sua real função na nossa proteção. Nossa pele é constantemente desafiada por agressores externos como poluição, mudanças climáticas e produtos químicos, e o pH é um dos nossos principais mecanismos de defesa, nesse artigo você irá entender mais sobre o assunto e como escolher produtos adequados para manter o pH equilibrado e fortalecer nossa barreira cutânea.

 

O que é pH?

O pH é uma abreviação para potencial hidrogênio, é uma escala numérica que indica a acidez ou basicidade de um meio, e o que isso significa na prática? 

Essa escala vai de 0 a 14, sendo o 7 um ponto neutro, quanto menor o pH mais ácido é o quanto mais próximo a 14 mais básico, essa medida é extremamente importante, para nosso corpo metabolismo e o para o meio ambiente, praticamente  todas as reações químicas decorrem em função do pH, conhecer e controlá-lo é de extrema importância para manutenção da vida.

 

O que é o pH da pele?

Já te adianto um spoiler que nosso pH cutâneo não é neutro, embora intuitivamente as tendemos a achar isso visto que o pH da água pura é considerado neutro, e somos guiados a fazer essa comparação, porém não é, o pH ideal da maior parte do nosso corpo é levemente ácido, ficando em torno de 4,7 a 5,75,  denominado pH fisiológico, variando principalmente entre gêneros, idade e região do corpo.

Na pele, o pH é definido pela mistura de água, ácidos, sais minerais, gordura e outros elementos expelidos pelas glândulas sebáceas e sudoríparas. E, como tudo no nosso organismo, ele não existe à toa

 A manutenção do nosso pH cutâneo é efetuado pelo manto ácido da pele, a parte de água do filme hidrolipídico que protege as camadas externas da pele, mas falaremos melhor sobre a estrutura da pele em outro artigo.

 

Qual a importância do pH da pele?

Em uma pele devidamente saudável, o manto ácido  permite o adequado desenvolvimento da microbiota cutânea e forma uma barreira protetora contra agentes patogênicos, irritantes e a possível desidratação da pele, por fim o manto ácido colabora para que a pele se mantenha saudável. Um pH comprometido está mais propenso a possíveis infecções cutâneas.

O pH também desempenha um papel importantíssimo nas condições da pele, e o segredo para o equilíbrio de uma proteção adequada da pele, ele neutraliza agressores alcalinos, como surfactantes, inibe o crescimento de bactérias indesejadas, e mantém a flora natural da pele em harmonia. Mas se o pH aumenta e se torna alcalino, ou seja acima do pH neutro, seu equilíbrio e deturpado, os lipídios essenciais deixam de ser sintetizados e a pele torna-se seca e perde mais água que o necessário, nessas condições a barreira de proteção da pele deixa de exercer sua função de proteção contra agressores externos, pode se tornar sensível, suscetível a infecções, doenças inflamatórias como dermatites e rosáceas..


 

Fatores externos

Entre os fatores externos que que podem agredir a pele e alterar seu pH podemos destacar entre os mais comuns, banhos demorados e muito quentes que podem estressar a pele, e também químicos agressivos afetam o pH como sabões, produtos químicos de limpeza, água com cloro, poluição, tempo seco,  entre outros. No geral, existem muitos fatores externos que causam impacto no pH da pele, inclusive o pH da pele pode variar em diferentes áreas do corpo.

Os produtos químicos devem ser analisados com cautela quando em contato com a pele, são particularmente os mais prejudiciais quanto a alteração do pH cutâneo, eles superem a capacidade natural da pele em neutralizar alcalinidade e danifica a estrutura celular o que prejudica diretamente a barreira de proteção. Certos medicamentos como quimioterápicos e antibióticos também podem alterar a defesa natural da pele e alterar seu pH.

Fatores internos

O manto ácido não é formado após o nascimento, leva um certo tempo até que nossa pele adquira um pH de proteção, e devido a isso os bebês possuem uma pele extremamente sensível, durante as primeiras semanas de vida, a pele do bebê possui um pH maior entre 6,5 e 5,5, já que o manto ácido protetor ainda não está completamente formado, então os bebês recém nascidos têm pele especialmente sensível, a utilização de produtos que mantêm o pH natural nesta fase são extremamente necessários a fim de evitar irritações e complicações. À medida que os hormônios mudam mais tarde na vida, por exemplo, durante a puberdade, gravidez e menopausa, o pH da pele sofre alteração, outros fatores como nossa genética, idade biológica e hormônios podem afetar diretamente o pH da pele. Inclusive o pH da pele masculina e feminina difere ligeiramente. O pH médio da pele masculina é menor devido à maior taxa de produção de sebo.

Nós podemos ajudar a suportar o pH ideal da pele com escolhas saudáveis de estilo de vida, uma rotina regular para o seu cuidado e usando produtos que respeitem o pH natural mantendo sua barreira protetora. Também é aconselhável tratar certas áreas do corpo (produtos como mãos, axilas e áreas íntimas) com produtos que são formulados para respeitar seu pH natural.


 

Como é o pH da pele nas diferentes partes do corpo?

A estrutura da pele, e consequentemente  seu pH, é ligeiramente diferente em algumas regiões do corpo, a grande maioria da pele do rosto e do corpo possuem pH entre 4,7 e 5,75 denominado pH fisiológico, enquanto outras áreas se divergem bastante, as mãos por exemplo precisam de cuidados especiais, porque o seu manto ácido protetor está sob stress constantemente visto que está em maior contato com agentes agressores, tornando seu pH maior que o adequado com seu manto ácido prejudicado e assim mais propensa a irritações.

A pele das axilas também está entre as particularidades, como podem ficar um bom período sem luz ou ventilação se tornam o ambiente perfeito para proliferação de bactérias, além do fato de serem constantemente submetidas a cosméticos levemente básicos tanto para reduzir transpiração e mau cheiro quanto removedores químicos de pelos, um combo para ter o pH desregulado e o manto ácido danificado, é corriqueiro o fato de surgir queixas de axilas irritadas e manchadas com o tempo, além da proliferação de bactérias oportunistas que acarretam odores indesejáveis.

Assim como a pele das axilas a área genital por falta de ventilação acaba se tornando um local propenso para proliferação de bactérias oportunistas comprometendo o manto ácido saudável e consequentemente alteração do pH que quando saudável gira em torno de 6,5, o que torna a região mais suscetível a infecções e irritações.

 

TOPO