Um guia completo sobre hidroxiácidos!
Alpha hidroxiácidos e beta hidroxiácido, tudo que você precisa saber!
Apesar da popularidade, ainda é pouco difundido as reais informações sobre os ácidos usados na pele, de forma geral eles são muito utilizados na rotina de cuidados com a pele e trazem benefícios como redução das linhas de expressão e oleosidade, ameniza os poros dilatados e manchas superficiais e muito mais…
Alfa hidroxiácidos, os queridinhos da cosmetologia!
Muitos escutamos sobre o tão falado alfa-hidroxiácidos, ou então muito mais comum aparecer a sigla AHA’s que é uma abreviatura do nome inteiro, mas pouco se fala sobre os benefícios que esses ácidos têm para sua pele ou mesmo sua origem e como eles podem ser aproveitados ao máximo na sua rotina skin care, e contribuir para uma pele rejuvenecida e iluminada.
Os AHAs são ácidos solúveis em água e derivados de frutas e cereais, os exemplos mais comuns são o ácido glicólico derivado da cana de açúcar, mandélico derivado de amêndoas amargas , lático que pode ter origem sintética mas também pode ser derivado do leite e o ácido cítrico que é derivado de frutas cítricas como limão e laranja, Dependendo do pH, podem possuir ação hidratante também.
De forma geral os AHAs são moléculas menores que o beta hidroxiácidos, BHA’s, e conseguem penetrar mais profundamente na pele, apesar de serem menos irritativos, ainda podem ultrapassar os poros e promover a descamação da camada superficial da pele denominada estrato córneo que terá sua espessura reduzida, uma espécie de esfoliação química. Resumindo, os AHAs descamam a camada envelhecida e oxidada da pele e estimulam a renovação celular e como resultado uma pele mais jovem e luminosa, e devido a isso são tão famosos na área da estética e beleza e muito usados em peelings químicos.
É importante ressaltar que nem todos os AHA têm o mesmo poder esfoliante. Cada um tem sua função e sua força na hora da esfoliação.
Alguns estudos apontam ainda, várias outras funções para os AHAs, como deixar a pele mais macia e suave e promover aquele aspecto viçoso de pele saudável, além de hidratar e ajudar a reduzir linhas finas e rugas, clarear manchas leves e colaborar na síntese de colágeno importantíssimo no tratamento de rejuvenescimento facial.
Beta hidroxiácidos, o que são afinal?
Se você é fã de skin care, em algum momento você com certeza ouviu falar sobre beta hidroxiácido, ou então viu a sigla BHA que é uma abreviação do nome, pois bem, agora é hora de você definitivamente entender o que é, e quais são os benefícios que ele traz para sua rotina de cuidados.
Assim como os alfa hidroxiácidos, o BHA também é um ácido muito utilizado como esfoliante químicos, que remove a camada superficial da pele, melhora a hidratação, limpa os poros, reduz rugas e por aí vaí, a diferença maior entre eles é que o BHA age no interior do poro também dissolvendo a gordura que causa entupimento e consequentemente a acne enquanto os AHA agem apenas na superfície, o único representante do beta hidroxiácido conhecido é denominado ácido salicílico, ao contrário dos AHA’s ele possui caráter lipofílico ou seja é solúvel em gordura e insolúvel em água, daí sua propriedade queratolítica. Ele também age reduzindo a espessura do estrato córneo, e ainda possui propriedades seborreguladoras e anti-inflamatórias, que podem ser associadas aos AHA’s e formar um combo no tratamento anti acne.
Em resumo o BHA promove a renovação celular enquanto diminui o espessamento da pele, amenizando a acne , mas também possuem ação de amenizar a obstrução dos e poros dilatados, a oleosidade em excesso, a aparência de pele fotoenvelhecida e linhas finas de expressão, e por isso é tão indicado para peles oleosas, e maduras. No âmbito geral ele melhora a textura da pele e se tornou um queridinho na cosmetologia.
Todo mundo pode usar ácidos?
A resposta é sim, mas é necessário ter consciência das condições da sua pele para receber o ativo, e procurar uma orientação adequada do produto antes do uso. Evitar ao máximo exposição solar e nunca esquecer do uso de protetor solar durante o tratamento, pessoas com peles sensíveis precisam ter cautela com o uso de ácido, e o uso deve ser descontinuado em caso de sensibilidade ou irritação.
Match perfeito
Alguns ativos podem ser combinados para potencializar os efeitos do tratamento.
Como é o caso do ácido Salicílico e a niacinamida para tratamento de acne e controle de oleosidade. Enquanto o ácido salicílico efetua o peeling químico, reduz a espessura da pele e desentope os poros, a niacinamida encontra espaço e facilidade para penetrar mais profundamente e tratar a inflamação causadas pela acne, visto que possui atividade anti inflamatória, ainda reduz as manchas e hidrata a pele e combate radicais livres.